terça-feira, 27 de setembro de 2011


Comendo bem na gravidez: 33 a 36 semanas

0

Planejando a comida para depois 

Agora que a chegada do bebê está mais próxima, vale a pena já decidir quem cuidará da cozinha logo depois do parto e naquelas agitadas primeiras semanas com o seu filho.

Por mais boa vontade que você tenha, a recuperação do parto e o ajuste ao novo estilo de vida com um bebê (ou mais crianças) em casa são momentos complexos, em que o que você mais precisará é de tranquilidade e poucas obrigações. Ou seja, a alimentação da família deve ser problema de outra pessoa.

Se você já conta com alguma ajuda em casa, ótimo, porque aí já pode começar a preparar alguns pratos e congelar. Tortas salgadas, lasanhas e carnes assadas são opções que duram bem no freezer.

Verduras como brócolis, espinafre, escarola e mostarda podem ser lavadas e passadas em água fervendo, rapidamente, para depois serem congeladas.

Caso você não tenha uma pessoa trabalhando na sua casa, é hora de convocar mãe, sogra, avó, tias, amigas e até marido para mostrar seus talentos culinários e auxiliar você a estocar o freezer com alimentos saudáveis e gostosos.

Claro que você pode comprar congelados prontos do supermercado para facilitar as coisas, mas não se esqueça de que muitos pratos prontos contêm excesso de sal e de gordura, substâncias de que você não deve abusar no pós-parto, período já propenso ao inchaço.

Prefira investir em verduras e legumes congelados, já que eles basicamente mantêm suas propriedades nutricionais e economizam seu tempo.

A partir de brócolis congelado é possível fazer uma deliciosa macarronada. Descongele o brócolis, corte em pedacinhos pequenos (ou passe no processador), frite ligeiramente no alho e azeite, salgue, acrescente um pinguinho de limão e depois misture ao macarrão de sua preferência já cozido.


Cuidados com os dentes 

Os dentes muitos vezes acabam deixados de lado diante de tantas mudanças no corpo durante a gravidez, apesar de muitas mulheres terem sangramentos de gengiva devido às variações hormonais pelas quais passam.

É importante ir ao dentista pelo menos uma vez na gestação para verificar se não há mesmo outros problemas que possam estar causando sangramentos. Avise o dentista que você está grávida, assim não será submetida a radiografiasdesnecessárias.

Lembre-se também de que aquilo que come afeta seus dentes. Como é provável que você esteja se alimentando em intervalos mais curtos, não deixe de escovar os dentes com mais frequência também para evitar que bactérias fermentem na sua boca e prejudiquem seus dentes.

Quanto àqueles lanchinhos da madrugada, se você não pretende escovar os dentes logo depois, fique longe de alimentos à base de açúcar e amido, como bolachas recheadas, chocolate e doces.

Veja a seguir outras dicas para proteger os seus dentes:

Coma queijo: Além de conter cálcio, os queijos estimulam a produção de saliva.

Repense as guloseimas: Em vez de salgadinhos, experimente saciar a fome com palitos de pepino, cenoura, pimentão amarelo ou vermelho e salsão.

Invista em vitamina C: Versátil em sua importância para o corpo, a vitamina C é também vital para a saúde da boca. Boas fontes são morangos, laranja, limão, tangerina, manga e brócolis.


Bebidas e lanches 

Prepare-se porque suas necessidades energéticas estão maiores, o que quer dizer que aquela vontade de comer alguma coisa fora do horário está mais do que justificada.

Pode ser também que você esteja sentindo muita azia. Neste caso, coma refeições menores, mais devagar e mastigue bem. Alimente-se com mais frequência para não ficar com a sensação de queimação. Procure ficar sentada (e não deitada) logo após comer e, se ajudar, durma ligeiramente erguida por travesseiros extras.

Se o seu mal for má digestão, tente ficar longe de alimentos apimentados, com temperos muito fortes. Fuja das frituras. Um copo de leite desnatado frio antes de dormir muitas vezes ajuda a aliviar o mal-estar.

O leite também serve para matar a fome nesses momentos. Se ele sozinho não for suficiente, misture com algum cereal, do tipo matinal, ou coma junto com uma bolacha de maisena ou água e sal.

Fique longe das bebidas com cafeína, como café, refrigerante à base de cola, chocolate e chá, porque elas não facilitarão em nada seu sono. Além de deixarem você acelerada, vão multiplicar suas idas ao banheiro na madrugada, por serem diuréticas. 

0 comentários:

Postar um comentário

E aí?me diga o que vc achou!!!

Deixe sua marquinha no meu blog!♥