quarta-feira, 15 de agosto de 2012


Vento,calor,poeira e...narizinhos que escorrem!dicas e campanha de vacinação

2



Chegou o tempinho que castiga o Centro Oeste:A temida seca com temperaturas elevadas e umidade baixa(que ano passado chegou até 11% ).
Por aqui as manhãs e noites tem sido de  frio  e durante a tarde o sol impera mas ainda não começou a fazer um considerável calor.Quem mora por essas bandas sabe o vento frio,seco e cheio de poeira que estamos enfrentando e sabem que essa época nos faz visitar o hospital com frequencia com os pequenos reclamosos de nariz escorrendo ou entupido,quando não com gripes e resfriados e suas doencinhas associativas(sinusites,rinites,alergias e por aí vai).
Tenho quatro crianças com o nariz escorrendo aqui em casa.Descobri que a coriza é um bom sinal,por isso não devemos tomar remédios para contê-la como acreditamos que tem que ser,pois a coriza e sinal que seu corpo está aumentando a umidade do nariz para proteger o corpo de possiveis infecções.
Algumas dicas que sigo neste tempo para amenizar os efeitos da seca:

  • O SORO FISIOLÓGICO tem sido nosso queridinho pois hidrata bem o nariz que precisa ficar bem úmido para evitar a entrada de bactérias,fungos e vírus ,mas fiquei sabendo que a água filtrada pode fazer as vezes quando não temos soro fisiológico(pode-se fazer algumas nebulizações com soro fisiológico para ajudar em uma maior hidratação das mucosas nasais).
  • Os líquidos em abundancia,muita água e sucos principalmente os que tem maior carga de vitamina C como limão para os maiores e laranja para os bebes.
  • Roupas leves e claras durante o calor evita a perda excessiva de liquidos pela pele também e nada de deixa-los no sol,mesmo que isso signifique carinhas bravas,viradas e/ou choros.
  • A alimentação tem sido mais leve para não pesar,por isso estamos evitando,massas e frituras e alimentos muito temperado.
  • Agasalhar bem a noite e evitar o máximo sair no vento noturno porque o vento aqui é seco e cheio de poeira.
  • Hidratante corporal e filtro solar com fator apropriado a sua pele e a dos pequenos associado a uma ingestão de líquidos com frequencia evita ou ameniza o ressecamento da pele.Lembre-se de tomar pelo menos 8 copos com água por dia(250ml mais ou menos por copo adulto, 150ml mais ou menos por copo criança).
  • Retiro os tapetes grossos do chão pois acumulam pó e podem ajudar os pequenos a ficarem doentes.
  • Uma super dica que dá certo para os lábios:sabe aquela pomadinha ou creme que passamos no bumbum do bebê?ela é óteema para hidratar os lábios.Passe uma camada ao redor dos lábios na hora de dormir e ao acordar veja a diferença.Ah!se o cantinho das narinas também eestão ardendo,serve também.
  • Abuse de passeios com os pequenos em áreas verdes,sempre cuidando de ter em mãos uma garrafinha com água e bonezinho ou chapéu.Não esqueça de prestar atenção aos horários recomendados para sair no sol:antes das 09:00 da manhã e depois das 16:00 da tarde.
  • Quando a coisa ficar bem feia(ou ficar beeem quente)coloque toalhas úmidas e baldes e/ou bacias espalhadas pela casa(se tiver crianças muito pequenas evite colocar em locais acessiveis a ela).Isso vale também para a noite.
Vamos prevenir!porque ninguém melhor que as mamães para saber que é melhor que remediar!!!!!

Ah!procure não esquecer!Vamos levar os pequenos no Posto de vacinação sábado agora dia 18.







2 comentários:

Cristiane disse...

Legal por aqui o soro tbm é o queridinho até eu estou usando porque está duro viu!!! Cris

Elaine Correa disse...

Oi Cristiane!esse tempo está dificil msmo!fico imaginando quem tem problemas respiratórios!bj*

Postar um comentário

E aí?me diga o que vc achou!!!

Deixe sua marquinha no meu blog!♥